quarta-feira

Como fazer um biombo reaproveitando antigas portas descartadas

O uso de biombos não chega a ser assim tão comum, provavelmente em função dos espaços que hoje a cada dia ficam menores, o que os tornariam apenas mais um objeto a ocupar o espaço, em que pese o seu efeito decorativo, além de sua funcionalidade.

Entretanto, é um recurso único para se conseguir dois ambientes e/ou um pouco de privacidade em um mesmo ambiente garantindo o seu uso diverso.

Esta ideia acima é uma boa e criativa forma de reaproveitar portas descartadas, sobretudo se, conforme mostra a imagem acima, elas forem de modelo antigo, não raro de madeira maciça.

Modelos assim vêm sendo descartadas em nome de seja lá qual for o novo conceito de estética e modernidade.
Veja outra opção: 
Como fazer um belo biombo e garantir aconchego e privacidade ao ambiente
Não raro são de madeiras nobres e raras, tipo cedro ou mogno, o que pode até ser explorado, caso opte, ‘descascando’ e usando ao natural ou envernizada, ou em seu visual meio antigo/vintage, pintada [e gasta], é, também, uma boa opção, além de bem mais prática.
Você vai precisar: 
 - De 3 “meia portas” destas descritas acima, de padrão e modelo mais antigo e encontradas em lojas/depósito de material reutilizável; 
 - Seis dobradiças de preferência mais estilizadas, tipo estas da imagem, encontradas em lojas próprias de ferragens; 
 - Número de parafusos equivalentes ao numero de dobradiças; 
 - Calços protetores ou sapata de vinil macio [dois para cada segmento de porta], ou você mesmo pode fazer seus calços ou sapatas com feltro, embora, também, os encontre prontos com adesivo por baixo preço;
O início do trabalho é alinhá-las no chão para conferir se têm as mesmas dimensões, sobretudo altura, o que pode ser facilmente retificado ou alinhado com corte.
No caso de corte use a segueta [serra de arco ou serra de ferreiro], pois tem uma lâmina fina e o corte fácil e mais delicado, ou se pouco basta fazer o desbaste com lixa grossa.
Faça um exame geral para se certificar que estejam bem e caso possam precisar de algum conserto ou reparos simples, tipo colagens nas articulações, o que pode ser feito com a cola comum de madeira.

Até mesmo alguma retificação maior, tipo recompor algum retalho que falte ou rachaduras, quando pode ainda utilizar uma massa feita com cola e um pouco de pó de madeira [de cor equivalente], de forma discreta para que não se sobressaia.

Daí é só partir para a montagem e ao prazer de curtir esta maravilha.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.