sexta-feira

Como fazer para bem administrar o sistema de água em casa e evitar surpresas


Uma surpresa que ninguém merece, é a chegada de uma conta com valor acima da média.

O seu mediador é o primeiro a perceber que algo não anda bem com suas instalações hidráulicas, e ele não alisa, logo, não custa você ficar ligado, assim informalmente, usando algumas dicas simples e identificar algum probleminha antes que ele se instale de vez e/ou cresça demais.

Agindo rápido e com cuidado você mesmo pode resolver, evitando assim despesas maiores.

A pista principal são os canos, suas junções ou articulações, que é onde os problemas costumam surgir.

Observe:

  - Manchas molhadas, úmidas no chão

  - Manchas de umidade no teto

  - Mofo em paredes, [estufamento ou formação de bolhas nas paredes, revestimento soltando e cores mais escuras], também em carpetes e pisos

  - Tábuas de chão soltando ou tacos mudando de cor ou se soltando

Se identificar algum desses ‘sintomas’ perto das torneiras, tanto internas como externas ou de jardim, e se o vazamento não é na própria torneira, você pode verificar se é na junção ou conexão dela com o cano. Se sim, desligue o sistema geral e refaça a ligação renovando o veda rosca.

Um probleminha que não raro é negligenciado em casa são as torneiras pingando. Parece simples [e pouca água], mas no final do mês vai notar uma mudança significativa na conta. Veja como trocar a bucha.

Ao identificar manchas na parede [mofo], ou ‘descamação’, e se não tem tubulação ‘sua’ no local, costumam vir de vazamento na tubulação da casa do vizinho. Logo, se a relação permitir, você pode comentar com ele a título de alerta [o que vai, também, beneficiar você].

Quanto às manchas no teto, deve verificar a caixa d’água, pois ela pode estar com problemas no sistema de contenção da boia, e que pode ser facilmente trocada por você mesmo.

Manchas no assoalho ou ‘descolamento’ no revestimento tipo tábua e/ou tacos, embora deva se certificar se tem alguma tubulação local com problemas, provavelmente pode ser de uma situação estrutural de solo muito úmido. O que pode ser feito é a aplicação de um vedante ou impermeabilizante [veja em lojas de material de construção], nos locais onde esteja ocorrendo o problema e recolocar o revestimento [se em bom estado deixe-o secar e se não substitua].

Para concluir, os problemas nos vasos sanitários geralmente surgem em função de objetos não apropriados, que são jogados neles como se fossem uma espécie de lata de lixo informal.

Isto nunca deve ser feito. Nada além de sua função, pois desentupir um vaso sanitário entulhado de todo tipo de detritos, geralmente se torna coisa de profissional mesmo, de empresas da área, pois ele não dá colher de chá para amador, logo, alerte toda a família e vigie notadamente as crianças, sobretudo os menores.

Como vê, não parece tão simples, mas é plenamente possível tudo isso ser feito por nós mesmos.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.