segunda-feira

Como fazer um suporte tradicional para coador de café

Como pode ver na imagem, é bem simples, e exige nada mais do que nossas habilidades como marceneiros curiosos e amadores.

Um pré-requisito importante é utilizar uma “madeira de lei” como se diz, ou seja, madeira mais dura e pesada [sobretudo na base] que dão mais estabilidade e são impermeáveis ao excesso de umidade.

Como não é lá tão fácil encontrar e comprar um retalho assim, o negócio é apelar para a reutilização de partes de alguma peça ou móvel descartado. Entretanto, se não encontrar a saída é dar um trato na madeira disponível, tornando-a impermeável.
Vai precisar: madeira; furadeira; serra tico-tico; cola de madeira; 4 parafusos médios e verniz impermeabilizante. 
Dimensões: A base é de 18 cm de profundidade e 18 cm de largura e a parte superior, suporte do coador, é um pouco menor inclusive para dar-lhe mais equilíbrio, é de 14 x 14 cm. A ‘coluna’ deve ter largura de 10 cm por 30 cm de altura 
Fazendo: Faça os cortes de encaixe da coluna em profundidade, exatamente equivalentes às dimensões [diâmetro], da tábua para fixar melhor.
A abertura para encaixe do coador na parte superior deve ser feita com a serra tico-tico a partir de um furo inicial de furadeira para introdução da serra. Use um compasso ou um molde qualquer, faça o risco e corte com cuidado para ficar certinho.
Confira: - Como fazer um coador de pano simples e fácil 
             - Como fazer para sua garrafa térmica funcionar bem e garantir o seu café quente
As dimensões ou diâmetro da abertura devem ser conforme aquelas do aro de coador que está habituado a usar para que ele fique bem encaixado no uso.

Estando com as peças prontas, faça um acabamento nas duas partes –base e suporte – arredondando os cantos [veja imagem]. O que pode ser feito delicadamente com a serra tico-­tico, ou mesmo com uma grosa e acabamento final com lixas.

No encaixe da coluna deve usar cola de madeira e a fixação com dois parafusos médios na base e na parte superior.

Pronta à montagem é só dar uma boa lixada geral, impermeabilizar com duas camadas de verniz apropriado, deixar secar e inaugurar com um delicioso café.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.