segunda-feira

Como fazer a iniciação das crianças no universo do livro/leitura


Temos que admitir que o livro/leitura tem hoje adversários de peso além daqueles ‘tradicionais’ como a TV, por exemplo.

Recentemente quando conheci a filha de 2 anos do vizinho, a primeira coisa que ela me mostrou foi um smartfone. É, um smartfone. Acho que ela nem sabia falar direito, ou com clareza. 

Como pode ver o desafio é – como poderíamos dizer? – razoável, não é verdade?

Um ponto fundamental para se desenvolver um hábito/gosto é o exemplo, ou seja, ver alguém de referencia – pai e mãe, sobretudo – com livros, lendo, bem como circular em ambientes onde o livro não seja, necessariamente, um estranho. É um método silencioso e altamente eficaz.

Aliás, este funciona não só para livro/leitura.

É redundante dizer ou enfatizar a importância do livro e da leitura na formação geral da criança, do adulto futuro, da pessoa. Não obstante as novas tecnologias que se pretendem na “área”, só o livro desenvolve uma relação de intimidade, de cumplicidade, que vai trazer grandes desdobramentos tanto na vida pessoal, cultural quanto profissional.

Isso sem falar no grande prazer que a leitura proporciona.
Leia também:
-  Como fazer um livro de pano para iniciar seu “bebê” no universo do prazer da leitura
- Como fazer para conhecer e usar dicas definitivas para você escrever melhor
Nestes itens abaixo, vai encontrar algumas dicas muito boas que vão facilitar sua tarefa – gloriosa... Brincadeira – de iniciar seus filhos e todas as crianças próximas, no maravilhoso universo do livro e da leitura.

        “- Leia para eles – Toda criança gosta de ouvir história quando é pequeno, principalmente antes de dormir, por isso comece desde pequeno. Seu filho ou seus alunos podem nem saber ler ainda, mas se você começar a ler desde pequeno, eles vão se sentir mais motivados para ler sozinhos. Se você lê, principalmente histórias interessantes e empolgantes as crianças vão começar a ler também, mesmo não sabendo ainda, essa é uma forma até de incentivar a criança a aprender a ler mais cedo.

        - Deixe os livros de fácil acesso – Você quer introduzir a leitura para uma criança e não tem livros para a idade deles? É importante ter livros que aguçam a curiosidade da criança e que esteja de fácil acesso, dessa forma a criança não precisa pedir para ler, ela vai pegar o livro que está no quarto, em uma estante na altura dela ou em cima da mesa. 

        - Mostre que também lê – Você já deve saber que as crianças copiam os adultos o tempo todo, por isso se você tem o hábito de leitura e mostra que gosta de ler, a criança também vai querer ler. Pais que falam que ler é bobagem que não gostam e que não tem nada de interessante só vão fazer os filhos pensarem da mesma forma. Por isso fale bem dos livros, indique um livro que leu quando era pequeno, mostre que gosta de ler, isso já vai incentivar e essa é uma boa forma de introduzir a leitura.

         - Apresente diferentes livros – Você não precisa mostrar apenas os livros mais comuns, é possível apresentar outros livros, com temas diferentes e gêneros diferentes, pode ser uma revistinha em quadrinho, um livro de poesias, contos, entre outros. Você precisa deixar a criança escolher o estilo de livro que mais gosta, você não precisa incentivar apenas um tipo de leitura, qualquer leitura é válida. 

        - Leve a criança em feiras de livro e livrarias – Essa é uma forma muito interessante de introduzir a leitura para uma criança, levando ela em feiras e livraria a criança vai ficar a vontade para escolher o que quer e ver diversos tipos de livros. Nas feiras, por exemplo, pode até entrar em contato com o autor de um livro que leu e gostou muito, essa é uma forma bem interessante que você não pode deixar de fazer com seus filhos ou alunos. (com informações de Canal do Ensino)”

Como pode ver, é muito simples e nada, na verdade, tão custoso ou trabalhoso assim, como pode parecer à primeira vista, já que você vai curtir tudo isto junto e com o olhar na meta maior, que é a inserção de seu filho (a), ou alunos, neste universo tão belo como essencial.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.