terça-feira

Como fazer para acabar com a umidade em armários e gavetas

A umidade em armários e gavetas surge quando há muita umidade no local, no ambiente, o que nem sempre é possível evitar ou resolver, entretanto dá para cuidar dos armários e gavetas e reduzir sua influencia e o ‘estrago’ que pode causar em roupas e tecidos de todo tipo, assim como em outros objetos.

O cheiro já é um bom indicador de sua presença, mesmo que não exista nenhum sinal mais evidente como o mofo.

Veja os ingredientes abaixo que você pode usar e montar uma solução para, periodicamente, controlar sua influencia e eventual estrago.
 - ½ copo de vinagre branco,
 - ¼ de essência de alfazema (se compra em casas de essências, farmácias homeopáticas e casas de produtos naturais),
Use um pano molhado com esta solução e passe em todo interior do armário, das gavetas, do guarda roupa.

Passe muito bem por todo interior do móvel, deixe-o aberto até secar e repita esta operação, quantas vezes forem necessárias, até acabar com a umidade ‘visível’.

Terminada a limpeza/desumidificação, se o seu móvel for encerado, depois de bem seco, encere com cera incolor comum para pisos.

Entretanto, se o mofo já estiver instalado e for móvel de madeira, use o querosene ou mesmo o vinagre branco.

Nessa lista abaixo vai encontrar vários recursos de uso permanente que controlam, e muito bem, o nível de umidade no interior do armário e/ou gavetas:
 - Pode pendurar dentro de um armário uma meia velha contendo serragem. 
 - Faça sachês de cal e/ou um amarrado de giz branco. 
 - Funciona também, furar uma lata com vários furos na tampa contendo um pedaço de carvão. 
 - Pedaços de cânfora espalhados pelos armários e gavetas. 
- Deixe-os abertos uma vez por semana por algumas horas para que o ar possa circular mais facilmente. E não se esqueça de, também, abrir as gavetas! 
Cuidados adicionais:
- Nunca guarde uma peça que você acabou de usar. Deixe-a tomar um ar antes. Com a transpiração ao longo do dia a peça nunca está completamente seca 
 - Nunca guarde uma roupa úmida.  
 - Mantenha o móvel afastado 5 cm da parede. Assim, se ocorrer alguma infiltração, ele estará protegido contra a umidade. 
 - A cada seis meses leve todas as peças (inclusive roupa de cama) para tomar sol. Aproveite e faça uma faxina no armário, livrando-se do que não usa. 
 - O vinagre é um bom aliado na hora de tirar manchas de mofo das roupas. Passe delicadamente sobre a mancha uma escovinha encharcada com vinagre branco e deixe o produto agir por 15 minutos. Daí é só espalhar água quente por cima e deixar secar. A mancha deve sair e depois disso é só lavar a peça normalmente.
Como pode ver, a umidade em si nem sempre dá para combater/resolver, mas os seus efeitos podem muito bem ser equacionados ou controlados.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.