quinta-feira

Como fazer para preparar osso para cabos de facas

Não raro temos uma faca que ‘perdeu o cabo’ ou que está com ele bem gasto e, quase sempre, o seu destino é um uso menos nobre, o lixo ou, no máximo, o lixo reciclável.

A depender da faca, pode fazer um cabo de madeira mais simples, que você confere o como fazer aqui, mas se ela, a faca, merecer, pode optar por um cabo de osso e exercitar ‘habilidades de cuteleiro’.

Não é necessário ter tantas habilidades assim para ‘dar-lhe’ um novo cabo e com toques de cuteleiro profissional, já que o osso seria um ‘cabo nobre’ para uma faca: uma faca com cabo de osso!

Conheço colecionadores de faca que já andaram se aventurando e restaurando belas facas antigas e semi destruídas e usando o osso no cabos.

Os cabos de osso não são facilmente encontrados exatamente em função de sua “nobreza”, além do caráter descartável que a indústria vem imprimindo a seus produtos.

Encontrar a matéria prima não é lá tão difícil assim.

O ideal é já encontrá-lo seco. Mas, caso não consiga um osso assim, vai ter que apelar para uma ‘casa do ramo’.

Em ‘casas do ramo’ é facilmente encontrável e, provavelmente, sem qualquer custo. Escolha os maiores, dos membros, para ter ‘mais espaço’ para trabalhar.

Não vai precisar de muito...

Vai ter que limpá-lo ao máximo, retirando todo e qualquer vestígio de carne e deixá-lo por um tempo ao sol até que perceba que está efetivamente seco.

Veja como fazer isso, o passo a passo – fazer a prévia preparação do osso –, aqui.

Fazendo o cabo:

Use a serra de arco para facilitar o corte do osso em um tamanho mais fácil de manusear. Em seguida prenda-o entre os mordentes de um torno de bancada*.

Lubrifique com um pouco de óleo mineral. Basta esfregá-lo ao longo do osso. Isso reduzirá a poeira levantada devido ao lixamento e à escultura.

Marque o contorno que quiser que o cabo tenha com um lápis e comece a esculpir a área marcada lixando regularmente – com lixa mais grossa – enquanto esculpir, para poder ver a curvatura do cabo durante a formação.

Não se esqueça de cortar a fenda na extremidade do cabo onde a lâmina da faca for entrar.

Lixe o osso em uma direção, seguindo “os veios” visíveis. Passe a lixa em movimentos firmes para criar um lustre uniforme.

Terminada a modelagem, use lixa fina (de 220 a 330) para dar um bom acabamento final. Lixe o osso em uma direção, seguindo “os veios” visíveis. Passe a lixa em movimentos suaves para criar um lustre uniforme. Daí é só lubrificar até adquirir um leve brilho.
* Você pode substituir pela alternativa de prender com um ‘sargento’ em um ponto fixo.
     Obs. Mesmo que não tenha à mão toda este infraestrutura, pode usar da criatividade e fazer o cabo de sua faca de forma mais amadora. Se bem que de profissional não temos nada, não é verdade?

Com informações de eHow

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.