quarta-feira

Como fazer fácil um mocassim de couro bonito e confortável

É um luxo casual para os pés, e o melhor e que pode se feito facilmente por você mesmo e sob medida.

Você vai precisar de um retalho de camurça de couro, de preferencia na cor usual dos mocassim [para ficar bem característico], uma tesoura afiada, furador de couro e linha própria, tipo ‘linha glacê’ de algodão [encontrada em lojas próprias], e agulha adequada.

A costura, também pode ser feita com a própria camurça, quando pode tira uma “linha” de um retalho, ou deixar a ‘linha de couro’, apenas para o fechamento, tipo cadarço. Veja imagem.
O passo inicial é fazer os moldes dos pês em papel grosso, deixando algo como 0,5 cm nas bordas.

Feito isso, em outro papel mais largo, faço o molde final observando altura, 2,5 cm [para a costura], na parte da frente e na abertura atrás, observando o molde aqui.
Clique na imagem para ampliar
Os 2,5 cm equivalem à altura necessária para a costura na frente, e parte de trás para um acabamento simples, mas se quiser fazer, como no modelo tradicional deixe um pouco mais, 4 cm a 5 cm, que será a parte a ser dobrada como mostra a imagem, a partir do final do ‘rosto’ do calçado [veja na imagem].
Confira também: Como fazer um mocassim para crianças
Dizem “que seguro morreu de velho”, logo talvez devesse montar o seu mocassim, um protótipo dele, em um retelho de tecido de uma calça ou rupa velha, e só depois partir para encarar a camurça em sua versão final.

Antes de partir para a montagem, o couro deve ser “furado” antes da costura, o que vai facilitar o processo e garantir maior perfeição na hora de fazer isso, e só depois partir para costura, tanto com o couro ou com a linha.

Pronto o seu mocassim, é só estrear.

Um fator adicional é que pode fazer colocar/colar um solado de borracha fina, encontrada nas lojas próprias, o que vai lhe garantir mais firmeza, segurança e conservação por mais tempo.

                 Obs: Nesse link, mocassim, você confere a ilustração de um processo de costura e montagem final que pode ajudá-lo.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.