segunda-feira

Como fazer para conseguir redigir uma boa redação, mesmo!

A redação, como disse a autora do texto abaixo, é como se fosse uma ação dentro de um contexto religioso, com a variante que se errar, no caso, pecar, ao contrário do original religioso, não tem perdão.

É, não tem perdão ou como resolver ou se retratar, já que “os da banca” – na hora da correção – não vão lhe dar um perdão, ou dizendo de forma mais prosaica: “uma colher de chá”, logo, o lance é evitar o erro. Não tem outra!

A não ser na próxima oportunidade ou prova.

Dê uma olhada nestes ‘mandamentos redacionais’ abaixo – gostou do neologismo? – e vê se fica atento para não ‘transgredir’.

     “Os 10 mandamentos para uma boa redação

Vejamos os dez mandamentos para que sua redação surpreenda a banca:
1) Não escreva difícil, usando palavras para parecer que sabe de tudo! Prefira uma linguagem mais simples. Não falo aqui do uso de coloquialismo, sem restrições! 
2) Críticas sem fundamento, sem objetivo não devem ser feitas. A análise sobre algo deve ser realizada baseada em fatos, acontecimentos reais. Sempre aponte soluções coerentes para os problemas levantados. 
3) Uso de palavrões, jargões, gírias e coloquialismo é proibido! 
4) A linguagem do msn* ou orkut* deve ficar em casa. Nunca abrevie palavras: vc, qdo, msm, dentre outras. Exceção: etc.
5) Não faça repetição desnecessária de palavras! O texto fica enfadonho e pobre, pois o leitor verá que você não tem muita leitura, uma vez que não tem muito vocabulário. Use sinônimos: menina, garota, criança, guria. 
6) Não “encha linguiça”, como dizem! Uns dizem coisas sem sentido, outros falam a mesma coisa várias vezes, de vários modos. Seja objetivo, claro. Melhor qualidade do que quantidade. No entanto, processos seletivos exigem o mínimo de 15 linhas. Escreva sobre algo que você tenha conhecimento. Baseie-se (não copie) em um texto da coletânea, nas ideias expostas ali. Faça um parágrafo para introdução, um para o desenvolvimento e um para a conclusão, pelo menos! 
7) Não esqueça a cedilha no “c”, o cortado do “t”, o pingo do “i”, as letras maiúsculas em nomes próprios! 
8) Coloque ponto final! Começou um novo argumento, uma nova ideia? Coloque ponto final e não vírgula! Os períodos ficam tão confusos que o leitor não sabe nem mais qual é o assunto inicial ou quem é o sujeito do período! 
9) Faça a concordância verbal. Se o sujeito está no plural, o verbo também deverá estar! Ficou em dúvida? Leia a oração e identifique o sujeito, quem pratica a ação. 
10) Releia o texto! É impossível tentar organizar melhor o texto, corrigir os erros e tirar nota boa sem reler o que se escreveu! Detalhe: Coloque-se no lugar de um leitor que não sabe nada sobre o assunto abordado em seu texto e se pergunte: Será que ele entenderia sobre o que estou escrevendo e o meu ponto de vista? 
Saiba que mandamentos foram feitos para serem seguidos, mas não como obrigação ou por imposição, mas para nosso bem! Pense nisso!
Por Sabrina Vilarinho em Brasil Escola

*Leia-se: Facebook’s e Twitter’s, etc

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