quarta-feira

Como fazer para usar dicas simples, dar um ‘trato' e turbinar sua memória


Lapsos de memória nem sempre é, como muitos acreditam, um atributo da idade. Os tempos modernos, entre aspas, com suas pressas e desafios mil, criam condições que facilitam as falhas de memória que não escolhe idade para acontecer.

Palavrinhas pós­-modernas, como a ansiedade, o estressetensão continuada, afadiga... São grandes ‘aliadas’ da pouco memória ou lapsos de memória.

Leia também: 





Às vezes são apenas motivos de brincadeiras e gozações, mas, podem vir a prejudicar as nossas tarefas comuns no cotidiano, daí a necessidade de “dar uma cuidada”.

   1. Troque o anel de mão

Relacionar o que você acabou de ver a um objeto ou situação ativa a lembrança. É só ligar um pensamento a outro. Aquela história de amarrar uma fitinha no dedo ou inverter o anel também funciona.

   2. Cultive as amizades

O isolamento social tem efeito indireto na cognição e na memória. Além disso, a solidão é fonte de estresse para o cérebro. Tenha sempre amigos por perto.

   3. Dance

Se mexer de acordo com o ritmo é uma boa opção para exercitar a memória. Movimentos com os quais você não está acostumada a realizar no dia a dia estimulam os circuitos neurais. A novidade desenvolve o aprendizado e as lembranças.

   4. Coloque ordem em casa

Crie uma rotina. Organize-se e guarde as coisas sempre no mesmo lugar. O cérebro aprende, sem você se dar conta, que aquele é o local das chaves ou da escova de cabelo.

Continue lendo, aqui.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.