sábado

Como fazer para usar a cabeceira descartada de uma cama fazendo um belo móvel

Como pode ver na imagem, é uma peça bonita, funcional e muito fácil de fazer.

A depender do modelo da cama ela pode sofrer variações podendo inclusive ‘levar’ um encosto acolchoado, além do assento. É o que pode ver neste outro modelo de cama abaixo.

A largura, ou profundidade do assento fica a seu critério, pois tanto pode ficar assim, como na imagem, como um banco, ou ficar mais largo/profundo, receber um acolchoado e ‘virar’ um sofá.

Na hora de cortar as laterais da cama, pense nisso.

No caso de optar por ‘um sofá’, você pode, também aproveitar parte do estrado original da cama e compor o fundo, não sendo necessário usar uma taboa.

Confira também:




Mas na verdade é uma redução da cama em si mesma embora a fixação deva ser mais forte e resistente.
Para deixar mais reforçada a fixação das laterais na cabeceira, você pode utilizar estas ‘cantoneiras’ e parafusá-las na base. Imagem acima.


Se decidir pelo sofá, pode reaproveitar o colchão que possa eventualmente estar sendo descartado, já que suas dimensões, largura e altura, vão se encaixar perfeitamente na estrutura do novo sofá.

É cortar um pedaço exatamente do tamanho do assento e complementar o arremate do forro/capa – deixe-o do lado de trás – que será fácil e barateia o projeto.

Pode inclusive, se for o caso, mudar o tecido do colchão, trocando-o por outro como o original ou mesmo mudando para um revestimento sintético e impermeável.
Entretanto, se sua cama tem um design ou estrutura semelhante a esta da imagem, com este fundo liso ou plano, parcial ou total, você pode acolchoar o encosto do seu sofá, como fizemos referência acima.

Para isto, corte uma peça de compensando nas dimensões, altura e largura do encosto, deixando um contorno tipo uma moldura e delineando o corte da parte superior conforme o formato e design da cabeceira.

Faça o mesmo com a espuma, mais fina, no mesmo formato, daí é só montar o acolchoado, fixando-o com tachinhas ou com o grampeador de tapeceiro (aproximadamente 35 reais no mercado).

Para finalizar use cola para fixar o estofado na cabeceira – mantenha sob pressão até a secagem final – daí é só dar acabamento com verniz ou tinta à gosto, preservando o revestimento original da cama que deve ser de verniz, ou optando por pintar a seu gosto, como na imagem.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.