terça-feira

Como fazer para transformar portas descartadas em estantes funcionais

Clique na imagem para ampliar
Já publicamos vários artigos com ideias sobre como reaproveitar portas e também janelas transformando-as em peças úteis e práticas de grande bom gosto na decoração de qualquer ambiente.

Logo, se você encontrar alguma por perto, veja o que pode ser feito para reutilizá-las, já que o ideal seria fazer isso como portas e janelas, mesmo, mas são formas alternativas de aproveitar a sua qualidade, funcionalidade e beleza.
Confira: Como fazer para reutilizar portas e janelas descartadas de forma prática e criativa
Nestas imagens você confere como uma porta antiga de madeira pode ser transformada de forma simples em uma bela estante de livros.

Para começar é necessário retirar as ‘almofadas’. No caso acima totalmente e no segundo apenas as almofadas e mantendo as divisórias e estrutura da porta intacta.

No primeiro caso foi feito um ‘caixote’ fixado atrás, com dimensões de 25 centímetros de profundidade e tamanho a conferir com a dimensão ou altura da porta, onde serão colocadas as prateleiras. As laterais podem se estender até o chão a título de pés ou apoio.

A distância entre as prateleiras pode ser a convencional de 25 cm, que acomoda muito bem os livros em seu tamanho padrão, diríamos assim.

Embora o modelo na imagem não tenha o fundo, ele é opcional, quando pode ser feito com uma peça de compensado fino, o que preserva melhor os livros e até melhora a aparência.
Clique na imagem para ampliar
A segunda opção é mais simples, quando foram colocadas apenas as divisórias. A fixação pode ser feita com cantoneiras – veja imagem abaixo – e o suporte acaba se tornado a própria parede, embora possam ser colocadas duas peças fixadas na prateleira de baixo que funcionarão como ‘pés’.
Clique na imagem para ampliar
Nos dois casos elas podem tanto ser deixadas em sua forma vintage, digamos assim, com a manutenção de puxadores, trincos e a pintura gasta original, como também podem ser adaptadas ao gosto do “freguês”.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.