sábado

Como fazer para evitar que os cupins detonem seus móveis


O verão, ou os tempos mais quentes, é a época de infestação dos cupins. À primeira vista tem gente que até acha bonitinha, aquelas nuvens de siriris ou aleluias que formam nuvens em torna das fontes luminosas nas noites mais quentes.

São as fêmeas que saem dos ninhos em busca de novas áreas para desovarem e formarem novas colônias. Como são muitas, e minúsculas, elas acabem entrando em casa em bom número e começam a procurar um local próprio para por ovos.

Então, é isso!

Uma ideia seria colocar telas finas nas janelas nessa época, se sua região é muito infestada, mas, admitimos que não é fácil. Então, a saída e tentar identificar os ninhos que já devem estar em franca produtividade de ‘comedores de madeiras’, suas madeiras, seus móveis...
Confira: Como fazer para eliminar os cupins com receitas caseiras
Dê uma geral em quartos e locais mais escuros, deslocando móveis de madeira, afastando-os das paredes, ou se malas ou baús, deslocando-os do lugar e tentando localizar algum inquilino indesejado.

Se o piso for de madeira eles costumam fazer conexões entre os dois, móveis e piso, logo a vistoria deve ser atenta e cuidadosa, e não custa repetir daí a algum tempo.
Veja também: Como fazer para acabar com formigas que partilham sua casa
Se for uma casa, dê uma geral nas partes externas em busca de objetos ou restos de madeira, que podem muito bem ser utilizados por eles, e que podem ser utilizados como trampolim para áreas internas. Se for o caso, vistorie antes de guardá-los melhor, ou elimine-os.

Uma boa ideia é se habituar a dar um trato – tipo olear ou lustrar – periodicamente, os seus móveis, pois assim, além de melhorar sua conservação e beleza vai permitir que identifique à tempo algum candidato a destruí-los.

Se encontrar algum ninho, qualquer forma que usar para desfazer ou destruir o ninho é bem vinda. Veja dicas no link acima. O importante é que não deixe “pedra sobre pedra”, ou nada ‘deles’ no local. Daí é só continuar fazendo um controle para se certificar que “não ficou ninguém”.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.