terça-feira

Como fazer para tornar sua casa um ambiente mais tranquilo e saudável

Casas [lar...], como tudo o mais, vêm passando por transformações, que embora garantam o básico, que é mordia e proteção nem sempre cumprem plenamente sua função como poderia.

Tem o tamanho do espaço que vem se reduzindo, a própria disposição com relação a itens como sol, por exemplo, já que os prédios não podem observar detalhes assim e muito menos quem compra, sobretudo porque deixaram de ser itens bons, ou importantes para uma casa confortável e/ou saudável.

Pesquisas científicas variadas têm sido feitas para tentar equacionar a qualidade da moradia e de como resgatar ou construir um melhor ambiente para se viver.
Janelas e cortinas fechadas
Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, descobriram que quando pacientes de hospital são expostos à luz natural, eles sentem menos dor e estresse. Por isso, abra as janelas e as cortinas e aproveite a iluminação natural da sua casa.
Sofá muito confortável
Nada mais gostoso do que chegar em casa depois de um dia cansativo e se jogar no sofá, certo? Errado. Um estudo recente publicado pelo periódico BMC Public Health divulgou que comportamentos sedentários podem aumentar a chance de desenvolver ansiedade.
Confira também: 
   - Como fazer para manter a organização e garantir além da funcionalidade, a saúde 
   - Como fazer para preservar do descarte itens essenciais para sua casa 
   - Como fazer para dominar truques de limpeza de ‘profissionais’
Cama desarrumada
Uma pesquisa realizada pela instituição estadunidense National Sleep Foundation, especializada em sono, apontou que os participantes que arrumam a cama diariamente têm uma probabilidade 19% maior de terem uma boa noite de sono do que as que não fazem. Vale a pena acordar 5 minutinhos mais cedo para isso, não?
Guarda-roupa bagunçado
Este item não é surpresa para ninguém. Quem gosta de abrir o guarda-roupa e se perder no meio de tanta desordem? Inclusive, cientistas explicam que há ligação entre a casa bagunçada e o alto nível de cortisol, o hormônio de estresse.
Excesso de estampas
Assim como a bagunça, a mistura de estampas diferentes pode aumentar o nível de cortisol e tornar-se algo estressante. Na hora de decorar, evite desenhos de bolinhas e listras e escolha bem a combinação de estampas.
Espelhos decorativos
De acordo com um estudo feito pelo Instituto de Psiquiatria de Londres, na Inglaterra, as pessoas se estressam quando se olham no espelho muito frequentemente. Por isso, vale tomar cuidado para a maneira como vai usá-los na decoração do lar.
Muito barulho e televisão ligada
Barulho excessivo pode causar estresse. Por isso, o hábito de ligar a televisão assim que chegar em casa (ou acordar ou na hora de dormir) não é dos mais saudáveis, além de distrair e atrapalhar na lista de tarefas do dia a dia.
Luz acessa na hora de dormir
Um estudo realizado pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, descobriu que quando as pessoas dormem com luz acessa (mesmo que seja bem fraquinha), elas ficam mais suscetíveis a problemas relacionados à saúde mental.

Como pode ver, nada de tão difícil ou complicado assim e que vai trazer-lhe mais qualidade de vida em seu cantinho.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.