domingo

Como fazer para garantir a conservação e durabilidade de suas facas

As facas, tanto aquelas de uso continuado em culinária profissional, ou mesmo em churrasqueiras, merecem atenção especial no trato para que lhes seja garantida a conservação e durabilidade, além da eficiência no trato e uso.

Uma atenção especial deve ser observada por colecionadores, já que possuem facas de vários materiais e estados diversificados de conservação.

Isso aliado ao fato de que ficam guardadas e inertes de alguma maneira, logo potencialmente vítimas das tais intempéries, assim como as bainhas, notadamente a famigerada ferrugem.

Veja na relação abaixo algumas dicas importantes para isso.

• Mantenha a sua faca sempre com uma camada fina de óleo (óleo de silicone, óleo para armas ou óleo mineral para máquinas), caso não a esteja utilizando, a cada período de 2 meses limpe sua faca e passe óleo. Pode aplicar na lâmina, cabo e adereços também.

Confira também:

• Caso sua bainha não seja de madeira ou outros materiais inertes, NÃO deixe sua faca dentro da bainha de couro, pois, ela irá oxidar (enferrujar) com certeza. Guarde sempre a sua lâmina enrolada em um pano e a bainha em outro dentro da caixa de apresentação que a acompanha, ou revestida por filme plástico e só então embainhada (cuidado para não cortar o filme na hora de embainhar, não coloque totalmente até o fim).

• Não espere que sua faca fique bonita e perfeita para sempre, com o uso ela irá riscar, adquirir marcas de oxidação, entre outras coisas mais isto faz parte da própria vida da lâmina, se precisar repolir procure ajuda profissional.

• Nos casos de restauração, não devemos tirar todas as marcas, pois, elas fazem parte da história da lâmina. Oxidações causadas pelo contato com sangue em lâminas (principalmente as de guerra) têm normalmente um valor comercial superior a um acabamento espelhado.

• Facas em aço ligado, p. ex.: ANSI 52100 ou ANSI 5160 têm uma forte tendência de manchar a superfície caso entre em contato com água por algumas horas, portanto, evite. Após o uso da lâmina adquira o hábito de secá-la com um pano.

• Evite tocar desnecessariamente na lâmina, pois, os óleos e suor do corpo são corrosivos e podem manchá-la.

• Lave sua faca com água e sabão utilizando apenas um pano macio ou o lado macio de uma esponja para não riscar, seque muito bem, aplique uma fina camada de óleo.

• Mantenha a faca sempre afiada e com fio assentado, desta forma você precisará de menos esforço para cortar e evitará acidentes. Afie sempre manualmente, pegue algumas dicas profissionais para não riscar a lâmina.

• Esta lâmina tem uma garantia vitalícia do cuteleiro que a criou.

• De tempos em tempos passe um pouco de óleo hidratante (ou óleo mineral para massagem) em sua bainha de couro para preservá-la.

Fonte: dzucherato

Como pode ver, são dicas de grande valor e importância, e sua observância pode significar o continuar mantendo a sua lamina ou perdê-la pelo desgaste ou degeneração.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.