quinta-feira

Como fazer um belo e prático tapete de retalhos

O tapete de retalhos é uma figurinha bem comum e que quebra um bom galho em casa além de dar um toque na decoração do ambiente em que for colocado.

A vantagem é na facilidade de fazer, com o reaproveitamento de retalhos de tecidos descartados ou fora de uso e a extrema facilidade na montagem.

Pois só vai precisar basicamente dos retalhos e do forro de algodão cru.  O ideal é que ao escolher os retalhos, procure usar tecidos variados, mas que tenham cores firmes para se manter bonito depois das lavadas que vierem na sequência.

Podem ser feitos com tecidos mais firmes tipo brim [retalhos de calças descartadas], ou de tecidos mais delicados [inclusive roupas de cama, lençóis e fronhas], também a depender do local de uso, como quarto, banheiro ou porta de entrada.
Veja outras opções: 
Como fazer tapetes bonitos e superpráticos com suas camisetas velhas 
Como fazer um belo tapete de tranças para o seu banheiro
Agora é escolher o tamanho final, o do retalho, quantidade e a montagem das cores, com a figura escolhida por conta de sua criatividade.

Corte os retalhos, monte-os para ver como fica. Concluído é passar para juntá-los em uma costura à máquina. Daí é um acerto final com a tesoura, quando passa a cortar o forro exatamente na medida.

Antes de usar [cortar] o algodão cru para o forno, ele deve ser colocado de molho por uma noite, para ‘que se estabilize’.

A costura deve ser feita sobre o forro acompanhando exatamente o contorno de cada retalho, utilizando uma linha sintética, até mais grossa, para que não se comprometa prematuramente tanto no uso como na lavação.

Terminado, é escolher um tecido, uma tira, para o contorno e emoldurar. E eis o seu tapete de retalhos pronto.

Daí é só escolher o ambiente. Pode ser, também, uma boa opção para um presentinho básico.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas 

*


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.