sábado

Como fazer um chinelo caseiro fácil, prático e bonito

Como pode ver na imagem, este chinelo feito á mão é uma boa ideia, não? E o mais interessante é que é bem fácil fazer e tem uma margem bem grande para você usar sua criatividade, personalizando bem o seu, ou mesmo para dar de presente.

O material e bem pouco e você tem, ainda a opção de fazer um mais consistente, quando pode até mesmo fazer um uso mais amplo como chinelo, já que a ideia original é ser um chinelo de quarto.
Para isso tem que se ater ao material básico, se feltro ou couro, por exemplo, quando neste último caso, o couro, você pode até adicionar um pequeno salto do mesmo material, preferencialmente a sola, como na imagem, o que vai lhe garantir mais consistência e firmeza.
Vai precisar de: 
- couro, comum ou sola, ou feltro*, 
- tesura afiada, 
- lápis para marcação, 
- máquina de costura (o que não impede que possa fazer a costura à mão, usando algo para furar o couro e agulha apropriada),
Mesmo a máquina, não pode ser a linha comum, busque uma linha mais grossa e apropriada, sobretudo se for o couro/sola.

Como pode ver na imagem, ele consiste em uma única peça básica. Faça um molde em papel utilizando um chinelo seu ou mesmo o pé. Depois de pronto e bem ajustado ao seu pé, use-o para cortar o couro ou feltro.

Feito isso é só proceder à costura. Veja que no modelo na imagem a parte lisa da sola ficou para dentro, o que pode ser uma opção pensada antes de cortar, o que até lhe garante mais estabilidade por se bem áspero.

Basicamente é isso, agora é só usar!
Como disse acima, tem outras opções e margem para usar sua criatividade.

Por exemplo. Você pode colar um salto. Tire a medida exata em sola – pode usar outro calçado como referência – e cole. Para isso pode usar a cola epóx ou cola comum de sapateiro, a cascolar ou similar. Veja com o vendedor.

Se quiser dar-lhe ainda mais consistência, cole uma ‘meia sola’, na parte da frente – tire a medida/tamanho usando o diâmetro de um sapato seu – e nesse caso o salto deve ser feito com dupla camada para ficar com melhor equilíbrio.
*Pode até reaproveitar o couro de outro objeto em couro a ser descartado, tipo uma bolsa, por exemplo, o que já vem colorido.
Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.