quarta-feira

Como fazer para dar um trato adicional à higiene na cozinha


Dar uma geral na casa todos os dias seria o normal, mesmo que só uma varrida e ‘espanada’ e arrumação ligeira, mesmo que por alto, embora ultimamente isto nem sempre seja feito.

Se a casa pode, até certo ponto, ter protelada a ‘geral’ na limpeza e arrumação, o mesmo não pode ser dito sobre a cozinha, ou a higiene da cozinha.
Panos de prato
‘É um pau pra toda obra’. Não raro ele vai além da louça e funciona como pano de enxugar as mãos, dar uma geral de leve na pia e mesas, pegador de panelas e por aí vai. Logo, a depender do estado no final do dia, não deve passar de mais de um dia de uso.
Coador de café
Por mais bem lavado que o guarde de um dia para o outro, ele sempre guarda resíduos que podem sofrer ação de bactérias, logo, antes de usar ele deve ser escaldado com água fervente pouco antes de ser usado com o café.
Veja também: 
   - Como fazer um coador de pano simples e fácil 
   - Como fazer para ‘fazer’ o melhor cafezinho da paróquia 
    - Como fazer para sua garrafa térmica funcionar com precisão e garantir o café sempre quente
Pia da cozinha
Por mais que você tente, fica difícil mantê-la tão limpa como deveria. É na verdade uma mesa suporte que recebe de tudo e com toda aquela umidade e a pratica de não receber uma boa limpeza todos os dias, ela se torna um verdeio antro de bactérias, o que não é bom, sobretudo para os alimentos que chegam ali. Há quem diga que chega a rivalizar com uma privada em termos de sujeira.
Esponja de lavar louça
A esponja dispensa maiores apresentações. A combinação de restos de comida e umidade e o tempo que fica ‘descansando’ de um dia para outro, a transforma em um verdadeiro paraíso para as bactérias, que não tem sabão que dê jeito.

A ideia e trocá-la com mais frequência, tipo uma vez por semana, desde que siga esta regrinha básica: ao ferver a água para o café todas as manhãs, aumente a quantidade e dê uma escaldada nela com água fervente, todos os dias mesmo.

Uma ação adicional é fazer uma ‘pré-lavagem’ da louça/panelas, usando as mãos e/ou uma escova de náilon sob a torneira aberta tirando o ‘grosso’ da sujeira, e só depois usar a esponja, o que evita o acúmulo de resíduos e restos de alimentos.
Maquina de lavar roupas
Como é uma peça polivalente, que lava desde o pano de prato, as roupas íntimas, panos de chão e até os ‘panos’ dos bichos, cachorros/gatos, você deve dar uma geral rápida antes de lavar as ‘peças mais delicadas’, digamos assim, sobretudo limpando e lavando o filtro, que é onde se juntam fragmentos de tecidos e sujeira.

Como vê, são coisas fundamentais em nosso cotidiano que têm tudo a ver com a nossa saúde e qualidade de vida.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.