domingo

Como fazer para escolher a lixa adequada para o seu trabalho

As lixas são itens fundamentais para todo tipo de serviço, que vai do marceneiro até o ferreiro, daí a importância de conhecer um pouco mais este recurso importante e assim pode adquirir o tipo mais adequado para o seu trabalho.

Elas são classificadas por cores, embora os tons possam variar conforme a marca ou fabricante.
   - Preta ou Azul (metais) – são as indicadas para o ferro, alumínio, aço, além de ferrugem e preparação para a pintura; 
   - Castanha ou Amarela (madeiras) – recomendadas para todo tipo de madeira; 
  - Vermelha (materiais de construção) – para nivelamento de superfícies em geral, como alvenaria, gesso, massas, rebocos, revestimentos e pinturas variadas.
Veja também:
   - Como fazer para usar corretamente a lixa para madeira em seus trabalhos 
   - Como fazer para recuperar lesões em móveis de madeira
Elas são organizadas ou catalogadas por numeração específica conforme seu poder abrasivo, que vai de 40 para desbastes, até 400 para acabamento.

Estas são informações básicas sobre as lixas, entretanto assim que necessitar para algum serviço, você pode ainda tomar informações adicionais com o vendedor.
Um item importante na hora de lixar é utilizar ‘um toco’ de madeira, como na imagem, veja aqui como fazer, para que tenha a firmeza necessária e melhor eficiência no processo.

Dicas adicionais:

Como o próprio processo de lixamento visa desbastar a superfície do material no sentido de harmonizar para dar-lhe melhor acabamento, ele deve se meticuloso, cuidadoso.

Logo, todo processo de lixagem exige paciência já que a depender da superfície a ser lixada e do efeito desejado deve ser feita de forma firme e delicada, como, por exemplo, a preparação de uma superfície de madeira já revestida com verniz para uma segunda demão, quando a lixa deve ser fina e o processo suave.

No lixamento da madeira, deve ater-se ao sentido dos veios para que não provoque arranhões, sobretudo se a mesma for ser envernizada ou deixada ao natural.

Finalmente, não importa o material a ser lixado, o ideal é que use óculos protetores para evitar eventuais contratempos.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.