terça-feira

Como fazer para restaurar lesões em móveis de madeira

Essa massa de madeira é ideal para ser aplicada em buracos médios, rachaduras mais acentuadas ou imperfeições em geral.

Ela pode ser feita com serragem de madeira que pode ser grossa ou fina, a depender do acabamento que você quer dar ao objeto ou móvel que apresenta defeitos, ou mesmo lesão ou rachadura por queda ou pancada.

Até mesmo uma peça atacada por cupins, a depender do tamanho do estrago, dá para recompor muito bem.  No caso, é necessário antes exterminar o cupim inteiramente. Um jeito simples e caseiro de fazer isso, você confere aqui.

Vejamos. Se tem acesso a uma marcenaria, serraria ou coisa do gênero por perto, é só pegar um pouco da serragem, que tem muito por lá e, a depender do uso que for fazer, pode usar assim mesmo, ‘in natura’ ou até mesmo peneirar para conseguir uma serragem mais fina para serviços mais delicados.

Daí e só misturar com a cola de madeira em boa consistência – ou seja, mais dura – já que muito mole ela pode ‘murchar’ depois de seca.
Use uma espátula para recompor a parte lesada da peça que quer recuperar, limpe os excessos com um pano, e depois de seca é só dar o acabamento com uma graduação de lixas, da mais grossa até a mais fina para o acabamento final.

Mas se não tem a serragem pronta à mão, você mesmo pode fazer.

Se normal pode usar um serrote comum e conseguir serrando uma peça de madeira, quando pode inclusive escolher a cor da madeira que mais se aproxima da peça que pretende restaurar, se não, use um arco de serra, segueta ou serra de ferro, e consiga sua serragem bem mais fina.
Confira também: Como fazer para recuperar pequenos danos em seu móvel compensado
Para garantir o tom mais adequado ao da peça que visa recuperar, além de tentar a serragem, madeira, mais adequada, você pode chegar à tonalidade que pretende usando o verniz de tom mais aproximado, se for o caso.

Tem ainda os corantes industriais que ‘imitam’ os diversos tipos e tons de madeira, mas é bom conferir e fazer testes antes, pois nem sempre garantem o que prometem.

Você pode ainda utilizar a massa epóxi própria para estes casos, mas em função, sobretudo de sua cor branca, ela tem um uso limitado a peças pintadas. Você confere aqui, o que pode ser melhor e mais rápido pra você.

Como vê, é simples e fácil e vai garantir a boa aparência da peça que quer recuperar.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.